Em um confronto tenso e cheio de emoção disputado na Filadélfia neste sábado, o Palmeiras garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes ao vencer o Botafogo por 1 a 0. O gol da vitória veio dos pés de Paulinho, que marcou um golaço logo no início da prorrogação.
Jogo equilibrado e chances dos dois lados
O primeiro tempo foi marcado por muito esforço físico, entradas duras e poucas chances claras. O Palmeiras começou melhor, mantendo mais posse de bola, mas sem conseguir transformar o domínio em finalizações perigosas. A melhor tentativa veio com Vitor Roque, que se esticou para finalizar, mas acabou furando. Do outro lado, o Botafogo cresceu na reta final da primeira etapa e teve boa oportunidade com Marlon Freitas, que finalizou mal após invadir a área.
Na volta do intervalo, o ritmo acelerou. Estêvão e Artur protagonizaram boas jogadas e finalizações nos primeiros minutos. Aos 27, o Verdão quase abriu o placar com Maurício, que obrigou o goleiro John a fazer grande defesa após desvio de cabeça. Com o calor e o desgaste, as duas equipes diminuíram o ritmo e o empate levou a decisão para a prorrogação.
Decisão nos acréscimos
Na prorrogação, brilhou a estrela de Paulinho. Ele entrou no segundo tempo e, aos 9 minutos do tempo extra, fez um golaço que garantiu a classificação do Palmeiras. Apesar do brilho, precisou ser substituído pouco depois devido a dores na perna, consequência de uma cirurgia feita no ano anterior. O técnico Abel Ferreira já havia indicado que o atacante ainda não tem condições de atuar por muitos minutos seguidos.
Próximo desafio
Com a vitória, o Palmeiras avança para enfrentar o Chelsea, que eliminou o Benfica após goleada por 4 a 1 nas penalidades. O duelo pelas quartas está marcado para sexta-feira, dia 4, às 22h, também na Filadélfia.


